O impulso inicial para o esporte foi dado em 1974 quando a Honda lançou sua linha XR e outras marcas como a Yamaha começaram a produzir por aqui máquinas que, embora ainda não fossem específicas, tinham características que auxiliavam os trilheiros (eram mais leves, tinham motor mais potente,etc.). A partir de então, em vários estados, o número de adeptos aumentou e em Minas Gerais foi organizada a primeira competição do esporte: o Enduro da Independência, em 1985. A prova existe até hoje é o mais tradicional enduro do país.
Crescendo com o Independência - Por ter uma forte divulgação na mídia, o Independência contou com um número grande de participantes desde sua primeira edição (chegou a reunir mil pilotos de vários estados brasileiros nos primeiros anos de existência) e ainda chamou a atenção do país para aquela prática esportiva. Muitos, ao verem as imagens do evento na televisão, passavam não só a conhecer o esporte como a praticá-lo.
Outro grande impulso foi dado em 1990, com a abertura para a importação de veículos para o Brasil. Este fato fez com que, enfim, as motos usadas pelas feras, que já haviam desenvolvido o esporte no exterior, também estivessem ao nosso alcance. Assim, ao invés de improvisar, era possível ter acesso aos lançamentos do ano das principais marcas.
Hoje, só a Federação Paulista de Motociclismo conta com aproximadamente mil pilotos federados nas modalidades do off-road. Pilotos importantes de todo o mundo vêm competir no Brasil, em provas como o Rally dos Sertões e o Independência Off-Road. Também por aqui, surgem novos talentos, a exemplo de nomes como Juca bala, Jean Azevedo, José Hélio e muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário