24 HORAS DE BOL D´ OR - 47ª Edição (1983)
Circuito de Paul Ricard - França
O Brasil já havia participado de 7 edições das 24 Horas de Bol D´Or, porém não tinha nenhuma equipe oficial para a prova deste ano.
Mas acabou sendo representado ( e bem !) pelo competente Walter "Tucano" Barchi !
Veja como foi essa história !
|
No mês de julho de 1983, os amigos inseparáveis Tucano e Denísio Casarini, já haviam praticamente desistido de participar do grande e tradicional Bol D´Or, que seria disputado em setembro.Não haveria uma equipe oficial brasileira, por falta de patrocínio e interesse da Honda Brasil.Porém, através de Gabriel Hochet, da revista Motoshow, um contato foi feito com a revista francesa Moto Revue, que publicou uma nota a respeito do interesse de Tucano de participar da prova.Como seu nome é conhecido e respeitado na França, não demorou muito e apareceu um convite da Japauto, para que Tucano integrasse a poderosa equipe francesa !E assim no dia 10 de setembro, embarcam para a França, o plioto Tucano e seu "patrão" Denísio Casarini.
A Japauto inscreveu duas motos, duas RSC 1000, com os números 10 e 11. As motos tem 1.062 cc, com motor de 4 cilindros e 215 Kg de peso.Os treinos começaram na quarta feira, dia 14 de setembro, mas a primeira tomada de tempo foi só na quinta, dia 15.Tucano pilotou a Honda nº 10, e em poucas voltas já estava com o melhor tempo da equipe, que era composta pelos franceses Jacques Luc e Jean-Louis Battistini.No treino de sexta, os tempos não foram melhores, pois uma densa neblina tomou conta do autódromo de Paul Ricard.Tucano largaria na 11ª colocação.A imprensa francesa considera favoritas as Kawasaki, nº 1 e 2 !
E assim, pontualmente às 15 horas do sábado, 17 de setembro, o momento mais esperado !As 96 motos, lado a lado ... e os pilotos do outro lado da pista ... recebem a ordem de largada !
Largada ! |
Jacques Cornu, da Kawasaki nº 1, é o primeiro a largar !Na primeira passagem, Cornu lidera, com a Elf de Didier De Radigues, em segundo, e a Kawasaki nº 2, pilotada por Jean Lafond em terceiro, todos muito pertos !
De Radigues, andando muito forte no início da prova ! |
A Honda nº 10, pilotada por Jacques Luc, passa em 7º lugar ... é uma longa prova !!
Pierre Etienne Samin, de Suzuki oficial, disputando uma curva com Frank Gross, com a moto nº 6 da equipe Honda oficial ! |
Após duas horas de prova, os ponteiros agora são Roche, de Honda, Moineau, de Suzuki e Cornu, de Kawasaki, com Tucano aparecendo em 6º lugar !
Raymond Roche, agora o líder ! |
Tucano agora já é o 6º ! |
Logo depois, começam os problemas ... uma Honda oficial, dos pilotos Jaubert-Etienne-Gross, quebra ...muitas quedas e quebras, e a Honda que liderava, também perde muito tempo nos boxes para consertar uma avaria no câmbio !
Uma das concorrentes ... a estranhíssima Curey, com motor Citroën ... chegaria em 31º lugar ! |
O sol começa a sumir no horizonte, e a classificação já está toda modificada.A Kawasaki de Lafond-Igoa-Bolle (nº 2), agora é a líder, com a Honda inglêsa, de Ron Haslam em segundo, e a Kawasaki nº1 (Cornu-Espié-Von Muralt) em terceiro ... e a Japauto nº 10, agora em 5º lugar, mantendo um bom ritmo !
A Kawasaki, favorita, aqui nas mãos de Jean Lafond |
Agora já é noite profunda ... o público some na escuridão, e o frio castiga os pilotos !A Kawa de Lafond, continua firme na ponta ! A Honda de Roche-Bertin-Sarron, vem fazendo uma grande recuperação, com a Suzuki de Moineau-Hubin-Oudin, na mesma balada !Nesta hora é que Tucano mostra seu talento, andando forte e constante !"Durante a noite toda, andei uma tocada inteira com meu amigo Haslam. Ora ele estava na frente ... no retão a moto dele tinha um pouco mais de final ... ora eu passava, nas freadas, nas curvas. Quando um ficava preso atrás de retardatário, o outro esperava, até que encontrasse de novo, e lá brigávamos de novo. Nessa brincadeira, a gente virava em 2m12, que de noite é um tempo excelente !" - contaria mais tarde TucanoAo nascer o dia (18, domingo), a Kawa ainda vem liderando !Muitas desistências, quebras e tombos, fazem o número de participantes diminuir sensivelmente !A vantagem de Lafond para a Honda de Roche, são 5 voltas !A Japauto de Tucano agora é a terceira colocada, 8 voltas atrás do líder, com a Suzuki de Mioineau em quarto, com 12 voltas de desvantagem para o líder !
Tucano em 3º ! |
O sol começa a esquentar ... A Kawasaki,nº 2, que liderava desde a 7ª hora da corrida, quebra ! Pistão furado ! Foram 13 horas na liderança ! (E logo depois, a outra Kawasaki, também favorita, abandonaria pelo mesmo motivo !)A Honda pilotada agora por Sarron, assume a ponta !
O novo líder ... Christian Sarron ! |
E a Japauto nº 10, fica em segundo, mas seguida de muito perto pela Suzuki, de Moineau ! Já são 21 horas de prova !!"Atrás vinha uma Suzuki, da equipe oficial da fábrica da Inglaterra, arriscando tudo, derrapando, na briga pelo 2º lugar ...Villaseca mandou que a gente não forçasse o ritmo, para não quebrar" - contou depois, Tucano.Com essa recomendação, Tucano deu as voltas finais da prova apenas com a preocupação de não errar ou quebrar a máquina.
Tucano, numa pilotagem limpa, consistente e com muito estilo ! |
A Suzuki vem se aproximando, e ultrapassa Tucano ...
Hervé Moineau, levando a Suzuki ao 2º lugar ! |
A última hora da prova não traz nenhuma mudança importante. As posições estão estabelecidas.A vitória é da Honda, que estreou um novo motor V4, de 930 cc, e com 3 franceses na equipe ! Foram 622 voltas, numa distância percorrida de 3.706 km, com média de 150,693 km/h !
Vitória da Honda, aqui pilotada por Roche ! |
O segundo lugar ficou para a Suzuki, e um fantástico resultado para a Japauto, que colocou suas duas motos em 3º e 4º lugares !O público de mais de 80.000 pessoas, como já é tradição, invade completamente a pista para recepcionar os valentes pilotos, que deram mais um show de talento e coragem nesta grande festa que é o Bol D´Or !!
Uma festa enorme ! |
E para nós, brasileiros, uma imensa satisfação em ver pela primeira vez, e com todo mérito, no pódio nosso grande piloto Walter "Tucano" Barchi !!"No final da corrida, cheguei na entrada da chicane, antes da reta dos boxes, e de repente vi que o público tinha invadido a pista. Brequei forte. Dois mecânicos da Japauto estavam me esperando para levar a moto até o box. Fui carregado pelos torcedores, e isso me deixou muito emocionado, como brasileiro, ser assim festejado pelos franceses. É uma coisa que nunca vou esquecer !" - contou Tucano.E a equipe Japauto, com seu chefão Villaseca e seu gerente, Barbier, já garantiram: "Cuida da forma física que em breve entraremos em contato ..."
"Pode crer que eu vou ... e só convidar... " diz Tucano.
Barbier, Villaseca e Tucano |
Resultado Final
Sarron, Bertin, e Roche |
Tucano, Jacques Luc, e Jean Louis Battistini |
Posição | Pilotos | Moto | nº de voltas |
1º | R. Roche - G. Bertin- D. Sarron | Honda V4 930 | 622 |
2º | H. Moineau - R. Hubin - J. P. Oudin | Suzuki GS 1000 | 617 |
3º | J. Luc - J. L. Battistini - W. Barchi | Honda RSC 1000 | 616 |
4º | P. Chatelet - P. Robinet - A. De Puniet | Honda RSC 1000 | 592 |
5º | H. Less - M. Oxley - V. Kultauti | Honda 900 Bol d´Or | 585 |
6º | D. Morris - S. Baker - Lenmens | Suzuki GS 1000 | 580 |
7º | H. Knatz - G. Heil - F. Amend | Suzuki GSX 1000 | 575 |
8º | P. Braud - R. Moisset - J. V. Mouniel | Honda 900 Bol d´Or | 573 |
9º | D. Guichard - P. Tocco - A. Gouin | Kawasaki ZX 750 | 573 |
10º | P. Anoyel - J. F. Crouzal - P. Guichon | Ducati Pantha 650 | 571 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário