O mais novo, José Casarini, que foi chamado de o novo Johnny Cecotto, teve uma curta mas marcante passagem pelo motociclismo nacional .
Vamos conhecer um pouco de sua história ...
Em 5 de outubro de 1955, nascia José Antonio Casarini, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, Capital.
Como seu irmão 4 anos mais velho, Denísio já tinha moto, foi fácil para o menino José começar a se interessar também por motos.
Zé, de chupeta e seu irmão Denísio
Assim, aos 9 anos, dava suas primeiras voltinhas na Leonette de 3 marchas do irmão !
Já um pouco mais velho, com 14 anos, Zé que trabalhava de "Office Boy" numa empresa na Barra Funda (bairro vizinho à Casa Verde), sempre dava um jeitinho de passar pela R. General Osório (centro das motocicletas de São Paulo), para ficar admirando as motos nas lojas do Edgard Soares, Felipe Carmona e outras !
Algum tempo depois, seu irmão Denísio, em sociedade com o seu amigo Tucano (ambos eram pilotos da Yamaha), e Carmo Galante, abrem uma concessionária Yamaha, na R. Brigadeiro Galvão. Isso foi em 1973. A Casarini & Tucano. (veja propaganda da época)
Zé sempre acompanhava seu irmão nas competições, mas só ajudando a pegar peças, limpar o box, comprar sanduíche para a turma, mas sempre por perto !
Nessa época, Zé faz sua estréia nas pistas com uma Yamaha FS1 50, e ... cai !
- Zé de cinquentinha !
Disputa também uma prova de 125, sem resultado expressivo.
Mesmo estando com um bom emprego na época, Zé aceita o convite de Carmo Galante para ir trabalhar efetivamente na Casarini & Tucano. Mesmo para ganhar bem menos !! Assim ficaria o tempo todo junto com as motos !
Em 1974, Tucano e Galante saem da sociedade, e Zé passa a ser o gerente geral da loja, que passa a se chamar Casarini & Cia. (veja propaganda da época)
Em 1975, a loja tem um novo sócio, Jacques Kutudjian.
Foi então que as coisas começam a acontecer em termos de competição para Zé ...
Na loja, havia um recepcionista chamado Antonio Teixeira que junto com o chefe dos mecânicos fazem a inscrição para as 24 Horas de Interlagos.
A moto usada seria uma RD 350 de Antonio, porém sem nenhuma preparação especial, apenas com uma pequena carenagem de farol, da Induma .
Porém, no dia da corrida, no sábado pela manhã, o chefe dos mecânicos sofre um pequeno acidente na loja, machucando o ombro ... diz ele que não daria mais para competir (será que amarelou ?) !
Antonio Teixeira convida então Zé Casarini para ir participar com ele !
Zé não corria em interlagos há muito tempo, e nem de RD 350 ! Além disso, solteiro, tinha passado a noite "na farra" até altas horas ! Quase sem dormir, sem treinar ... encarar uma 24 Horas ?
Depois de alguma insistência, Zé concordou em "dar umas voltinhas e depois parar " ... Antonio Teixeira largaria.
Porém na hora de largar, Antonio Teixeira tem uma enorme desinteria ... amarelou também ?
Finalmente, ... largada Le Mans ... tá lá Zé Casarini !
Na 1ª volta, na curva da Ferradura, a moto fura o pneu !
A equipe consegue levar até lá uma roda de uma RD 250 com um pneu "quadrado" de alguém do box !
- Zé Casarini (em pé) e seu parceiro Antonio Teixeira no Box
Zé faz essa primeira etapa com dificuldade, e entrega a moto para Teixeira, já com o pneu consertado.
Quando Zé retoma a moto, já está mais a vontade ... nisso, no meio do circuito, encontra com Expedito Marazzi com uma 650, que era instrutor em Interlagos, e amigo de Zé Casarini.
Zé ficou atrás de Marazzi por umas 10 voltas, pegando o traçado e a tocada ideal para a prova ! Foi uma verdadeira aula !
Zé, tocando a RD 350 !! O capacete é emprestado, de seu irmão Denísio !
Quando cai a noite, Zé, que estava com uma viseira amarela (por acaso !), começou a levar vantagem por enxergar mais, e passou muitos competidores !
E com isso, leva a moto a até a bandeirada, com direito a muitos elogios pela sua tocada forte ! Seu companheiro desistiu e Zé Casarini praticamente sozinho completou a prova !
Com isso, Zé fica bem animado com competições, e tenta conseguir uma Yamaha TD1 que estava literalmente jogada na Yamaha.
Mas por intermédio de Jacques que era amigo do Tani, conseguem 3 TZ 350 ,e levam para a loja. Seu irmão Denísio, que estava parado por estar com braço engessado, preparou uma TZ e disse "Vamos Zé, vamos dar umas voltas em Interlagos ... "
Um pouco contrariado, Zé aceitou ... mas o primeiro contato com a TZ foi um fiasco, foi apavorante ... !!
Zé decidiu que jamais sentaria novamente numa TZ !!
Mas na semana seguinte, Denísio, arruma tudo, e em cima da hora chama o Zé ... "vamos, tem treino hoje e corrida amanhã " !
Zé não teve como dizer e não e lá se foi ... seu melhor tempo foi 3'48", ou seja bem abaixo da média das TZ, que era 3'20" a 3'22" !
Incentivado pelo irmão, Zé decidiu correr no dia seguinte !
No dia 10 de agosto de 1975, Zé estrearia na categoria Especial, prova válida pelo Campeonato Paulista ! Na largada, a moto pega, mas morre em seguida ... todo mundo some !
Zé ficou "mordido", e conseguindo largar, começou a andar muito ! Logo depois, já estava encostando no pelotão da frente !
No final, chega num excelente 4º lugar, na frente de muito piloto experiente, e com um tempo na sua melhor volta de 3'28" ! Ou seja conseguiu baixar 20" de um dia para o outro !
Primeira corrida de TZ 350 !
Na semana seguinte, dia 17 de agosto, seria disputada em Interlagos as 200 Milhas, prova de grande velocidade, pois era disputada no anel externo do circuito !
E Zé Casarini, de desconhecido, passa a ser um dos favoritos da prova !
Nos treinos de sábado, Zé já faz um tempo de 1'07", considerado muito bom, para quem nunca andou no anel externo.
Na prova, depois de uma grande pilotagem, Zé Casarini, andando na frente até do Jacaré, fica em segundo lugar, atrás apenas do já famoso e experiente piloto do mundial, Adú Celso !
Zé Casarini (nº 17) na frente de Jacaré (nº 3)
Foi uma pilotagem corajosa, agressiva e audaciosa !
Zé Casarini - 200 Milhas de Interlagos - 1975
A imprensa considerou o jovem piloto, Zé Casarini, como a grande revelação do motociclismo, entre muitos elogios, chamando-o de "o novo Johnny Cecotto" ! (veja jornais da época - 1- 2)
Da dir. para esq. - Adu Celso, vencedor na geral, Jacaré, vencedor da categoria Esporte (3º na geral), Zé Casarini, 2º na geral e Antonio Bernardo Neto, 4º na geral e 2º na Esporte.
Em 1976, Zé, numa excelente jogada comercial, consegue, junto com mais 2 sócios, comprar a Casarini & Cia, que passa a se chamar Casarini Motos.
Nas competições, por falta de tempo (e verba !), disputa apenas algumas provas, sem ter grandes resultados, ainda de TZ.
Zé Casarini (na moto), recebendo instruções de seu irmão Denísio (de costas), que ainda estava de braço engessado - 1976
Em 1977, Zé consegue comprar a Yamaha TX 500 que havia vencido duas provas de 24 Horas, preparada pelo genial Tanigawa, que estava praticamente jogada, pois a equipe oficial de competições da Yamaha havia acabado.
Tucano vencendo as 24 Horas de 1974 com a TX 500. (Fez dupla com Denísio Casarini)
Nivanor Bernardi, com a TX 500, a caminho da vitória das 24 Horas de 1975. (Fez dupla com Takashi Ushida)
A moto, que tinha várias modificações na mecânica, como radiador de óleo, cabeçote preparado, entre outras, ganhou uma nova carenagem completa, feita pelo próprio Zé Casarini !
Com ela, o jovem piloto começa a temporada na categoria 350 a 500 cc, já com um ótimo 2º lugar !
Zé pilotando a famosa TX 500 !! Toda modernizada !
Após mais 5 excelentes corridas, Zé Casarini troca a sua TX 500 pela TZ 350 do Milton Nicola Adib, o Cigano.
Com a troca, e com novo patrocínio, da Surlorrran, Zé muda de categoria, para a Especial.
Zé Casarini (nº 17) com sua nova TZ, agora com freio a disco (1977)
Disputa também uma prova com uma Honda 750 Daytona, moto de Denísio, que estava machucado !
Zé com a 750 do mano Denísio
No final da temporada, fica com o 3º lugar no Campeonato Brasileiro !
Zé Casarini que sempre foi muito bom nos negócios, visualizando a tendência do motociclismo, em equipar as motos, monta uma empresa de laminação e moldagem de fibra de vidro, que faz carenagens, rabetas, paralamas, a ROD. (veja propaganda da época)
No ano de 1978, com a mesma estrutura e equipe, Zé Casarini consegue ótimos resultados !
Zé Casarini ( na moto) e sua equipe. O chinês de óculos escuros é King Meng Ho. O de camisa amarela, é bico (Mário Hélio Sanctos) !
... mas também coleciona várias quedas !
Zé, "comprando um terreno" em Interlagos !
Mesmo tendo uma concessionária Yamaha, consegue a exclusividade para projetar, fabricar e fornecer os Kits para todas as motos que competirão na recém criada categoria Fórmula Honda ! Isso dá uma ótima alavancada nos negócios !
Aproveitando a "prática" adquirida nos inúmeros tombos que levava competindo, faz também um trabalho de Dublê para uma novela da extinta TV Tupi, onde tem que tomar 2 tombaços com uma Honda CB 360 !
Nesse ano também vieram as primeiras vitórias ! Foram 2 na Taça Centaruro, a qual foi Campeão !
Vitória na Taça Centauro. Ao lado de Casarini, Cláudio Girotto. De boina xadrez o saudoso Eloy Gogliano.
No final da temporada, ficou ainda com o vice no Brasileiro e em 4º no Paulista !
Na última prova do ano, o autódromo de Interlagos estava passando (mais uma vêz !) por uma reforma, tendo sido os boxes instalados provisóriamente na área do "padock". Havia tido uma prova de motocross num circuito que ficava dentro do autódromo e as motos, para ir ao box, cruzavam por uma parte da pista. Isso deixou muita sujeira e terra na pista.
Com isso, Zé, que vinha com sua TZ, simplesmente deu de cara com um "torrão" de terra, e foi violentamente de encontro ao guard-rail ! Sua moto ficou detonada, e Zé Casarini muito machucado !
Foi o fim dessa TZ, que ficou inutilizada !
Em 1979, Zé vende sua parte na Casarini Motos, que passa a se chamar Fast Shop. Seu irmão Deníso, que era diretor da concessionária Honda Renome, consegue uma carta de concessão !
Após muita conversa, Tucano, Milton Benite, Zé e Denísio resolvem se associar e abrir uma Concessionária Honda no bairro das Perdizes, S. Paulo.
A demorada procura por um ponto, as reuniões, foram desgastando o grupo, e Tucano desiste do negócio.
Milton Benite, que trabalhava na Fórmula G, recebe um "senhor" aumento por parte de seu chefe, Arnoldo Bessa, e também desiste.
Por fim, até o próprio Denísio se cansa e sai fora.
Zé, persistente, compra uma loja de motos na Av. Sumaré, em excelente ponto ... Denísio, agora decide entrar em sociedade com o irmão ... e após muita negociação (Zé sempre foi bom nos negócios !) abrem a Honda Casarini Motos, no início de 1980. Foi um ano de negócios !
Nas competições, a temporada de 1979 parecia que não iria acontecer para Zé Casarini, mas para sua surpresa, seu "patrocinador" King Meng Ho, da Surlorran, consegue uma TZ zero quilometro, ainda na caixa !
Faz duas prova com ela, mas, sem bons resultados, sendo uma quebra, e um tombo !
Zé com sua TZ 350 - 1979
No dia 19 de agosto de 1979, seria disputada a 2ª etapa da Taça Centauro, em Interlagos. Seriam duas baterias de 8 voltas cada.
Chovia muito ... Zé com sua TZ 350, estava com pneu para seco !
Na primeira bateria, os favoritos, Cláudio Girotto e Marco Antonio Grecco largam e somem na ponta !
Zé, sem equipamento, sente sua moto sem controle nas retas, e decide voltar para os boxes ... "assim não dá ! ... preciso de pneus para chuva !"
King Meng Ho, disse que na sua casa tinha um par de pneus novos (para chuva), e Zé decide ... "vou lá buscar !" ... e foi, de fusca, de macacão e tudo !
Voltou rapidamente, montou os pneus e ... foi direto para a largada da 2ª bateria, que já ia acontecer !
Na largada, a moto não pega, e Zé perde um tempo precioso ! Mas consegue largar ...
E vai pouco a pouco alcançando os competidores, até que 2 voltas depois já está colado no líder, Cláudio Girotto !
Fica um pouco atrás, administrando, sentindo que tem moto para vencer !
Na curva 3, no final do retão, Zé ultrapassa Girotto , e abre um pouco ... vinha andando forte !
Foi aí que de repente ... chão !!
Após a prova, Zé repensa sua vida, suas responsabilidades, seus projetos ... e decide ... é hora de parar ! Assim, nossa promessa de Johnny Cecotto , vai se dedicar exclusivamente aos negócios, sua grande vocação !
Junto com seu irmão Denísio, o sucesso empresarial da Honda Casarini Motos, vai até 1996, quando por desentendimentos comerciais, deixam a Honda ... e o motociclismo pela primeira vez !
Abrem uma concessionária da Ásia Motors, onde ficam por mais 5 anos, quando a marca deixa de apoiar as importações oficiais de seus veículos.
Hoje, Zé Casarini se dedica ao antigomobilismo, hobby que aprendeu a gostar nos últimos 10 anos . Sua paixão atual são os Studbaker 1951, os quais tem 2 em restauração.
Eu, que tenho o prazer de ser amigo dos Casarini há muitos anos, fiquei conhecendo mais um pouco da história deste bem sucedido homem de negócios, que um dia, muito jovem ainda, encantou as pistas e os boxes por onde passou, com seu jeito agitado e alegre !
Valeu Zé !!
Fonte: Motoesporte
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