quinta-feira, 3 de março de 2011

Ducati - O puro estilo italiano

1926 - A família Ducati associou-se a investidores bolonheses para fundar a Società Radio Brevetti Ducati. O objetivo era produzir componentes para as transmissões de rádio, baseando-se nas patentes de Adriano Ducati. Começaram com o famoso condensador Manens e logo se seguiram outros componentes. A expansão foi rápida e logo conquistaram o respeito da indústria internacional.
1935- A empresa muda-se para um complexo extremamente moderno no centro de Bolonha. A indústria Ducati começou a extensão no estrangeiro. Abriram filiais em Londres, Paris, Nova Iorque, Sydney e Caracas. Asseguraram serviço direto e assistência à clientela nos grandes mercados mundiais.
1944 - A II Grande Guerra foi muito dura para a Ducati. As fábricas Borgo Panigale foram destruídas. Mas os irmãos Ducati não baixaram os braços. Durante a guerra estudaram e planejaram novos produtos e a introdução nos mercados no fim dos conflitos.
1946 - Em Setembro, na feira de Milão foi apresentado o motor auxiliar de bicicletas que se tornou o mais famoso do mundo: o Cucciolo. Em pouco tempo o Cucciolo transformou-se numa moto em miniatura. Graças ao seu sucesso, a Ducati afirmou-se no setor mecânico.
1952 - Nasceu a futurista Cruiser 175 cc com ignição elétrica e transmissão automática.

1954 -
Chegou à Ducati aquele que seria um dos mitos do mundo do motociclismo: o engenheiro Fabio Taglioni. Professor em Imola, Taglioni já tinha construído motos de caráter técnico original e de uma performance assombrosa. O design Taglioni, avant-guarde e não conformista foi batizado nas corridas. Ao estrear-se na Ducati, o engenheiro tentou provar a qualidade das suas soluções. Participou em corridas de longa distância como a de Milão-Tarranto.
1956 - A Ducati produziu um modelo Tourist (110 km/h), um Special (120 km/h) e um Sport (135 km/h ).
1957 - No salão de Milão, a Ducati apresentou os três modelos, referidos anteriormente, e o modelo "América".
1958 - Produziu-se a "Elite" de 200 cc. Este ano marcou o triunfo do sistema desmodrónico que Taglioni estava desenvolvendo desde 1955. O projeto resultou na famosa Twin-cilinder de 250 cc, encomendada pelo piloto inglês Mike Hailwood. O inglês pediu especificamente uma máquina de performance superior.
1964 - O modelo de 250 cc tinha uma performance excepcional para a altura. O modelo influenciou diretamente os modelos "Scrambler" subseqüentes de 350 e 450 cc. O modelo Mach 250 que conseguia ultrapassar os 150km/h ganhou o coração dos amantes do esporte de todo mundo. 1968 - A Ducati enfeitiçou os aficionados do mundo de duas rodas com a 450 Mark 3D. Foi o primeiro modelo com distribuição desmodrónica e ultrapassava os 170 km/h.
1972 - Depois do sucesso das Scramblers no mercado americano no início dos anos 60, a Ducati aplicou a mesma fórmula ao mercado italiano, e obteve sucesso. O fim dos anos 60 coincidiu com o sucesso das maxibikes. Mais uma vez foi Taglioni que detinha a fórmula do sucesso. Em Abril, na corrida Imola 200 Miglia os pilotos Paul Smart e Bruno Spaggiari correram com a nova desmodrónica 750. Ficaram em 1º e 2º lugar. Nasceu a 750 Super Sport.
1978 - Mike Hailwood que cresceu com os modelos da Ducati volta a correr no Isle of Man Tourist Trophy, deixando estupefatos os fãns com a vitória na montanha. A moto era a Super Sport com 900 cc. Em reconhecimento a Ducati lançou a edição limitada 900 SS Mike Hailwood Replica
1983 - A Ducati foi comprada por Claudio e Gianfranco Castiglioni e passou a fazer parte do grupo Cagiva. Ficou nas mãos de dois grandes fãns de motos e competições que, juntos, levaram a Ducati aos triunfos da era de Superbike.
1988 - A Ducati expandiu-se no mercado de motociclismo. Apostou em novos modelos, aumentou a produção e intensificou o compromisso nas competições.
1993- O argentino Miguel Galuzzi concebeu a Monster. Surgiu uma Ducati com um caráter muito singular, despida de acessórios dispensáveis. Rapidamente este modelo se tornou uma lenda.
1994 - Nasceu a 916. A tecnologia, o estilo, a performance e a simetria chegaram ao auge. Mais uma vez foi criado o equilíbrio perfeito entre a forma e a função, lógica e emoção. A 916 foi nomeada a moto do ano pelas mais prestigiadas revistas do setor. Na mesma altura surgiu a Supermono.
1995- Apesar da inovação e dos sucessos nas competições, a Ducati entrou numa grave crise financeira. Os fundos da empresa foram drenados pelas outras companhias do grupo Castiglioni.
1996- A Ducati sofreu um take-over do Grupo Texas Pacífico. O fundo de investimentos americano trouxe o tão necessitado dinheiro e uma nova gerência internacional. Simultaneamente foi lançada a gama ST, permitindo a entrada no setor esportivo-turístico do mercado. 1997-1999 - A nova gerência em conjunto com a antiga equipe de engenheiros levaram novamente a Ducati ao sucesso. O grande modelo desta altura foi, sem dúvida, a Monster Dark. Tornou-se a moto mais vendida na Itália na altura. Em Março de 1999 a Ducati Motor Holding entra na Bolsa de Valores de Nova Iorque e de Milão.
2000- A MH900e torna-se a primeira moto a ser vendida exclusivamente pela net. Alguns meses após o início do ano, os entusiastas já tinham nomeado o modelo concebido por Pierre Terblanche como uma homenagem a Mike Hailwood. A Ducati baseia-se no sucesso da MH900e e funda a Ducati.com. É uma subsidiária independente que levará os sucessos da Ducati ao mundo cibernético.


Fonte:Motoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário