quinta-feira, 3 de março de 2011

História da Moto

24 HORAS DE BOL D´ OR - 47ª Edição (1983)
Circuito de Paul Ricard - França

O Brasil já havia participado de 7 edições das 24 Horas de Bol D´Or, porém não tinha nenhuma equipe oficial para a prova deste ano.
Mas acabou sendo representado ( e bem !) pelo competente Walter "Tucano" Barchi !
Veja como foi essa história !

No mês de julho de 1983, os amigos inseparáveis Tucano e Denísio Casarini, já haviam praticamente desistido de participar do grande e tradicional Bol D´Or, que seria disputado em setembro.
Não haveria uma equipe oficial brasileira, por falta de patrocínio e interesse da Honda Brasil.
Porém, através de Gabriel Hochet, da revista Motoshow, um contato foi feito com a revista francesa Moto Revue, que publicou uma nota a respeito do interesse de Tucano de participar da prova.
Como seu nome é conhecido e respeitado na França, não demorou muito e apareceu um convite da Japauto, para que Tucano integrasse a poderosa equipe francesa !
E assim no dia 10 de setembro, embarcam para a França, o plioto Tucano e seu "patrão" Denísio Casarini.

A Japauto inscreveu duas motos, duas RSC 1000, com os números 10 e 11.  As motos tem 1.062 cc, com motor de 4 cilindros e 215 Kg de peso.
Os treinos começaram na quarta feira, dia 14 de setembro, mas a primeira tomada de tempo foi só na quinta, dia 15.
Tucano pilotou a Honda nº 10, e em poucas voltas já estava com o melhor tempo da equipe, que era composta pelos franceses  Jacques Luc e Jean-Louis Battistini.
No treino de sexta, os tempos não foram melhores, pois uma densa neblina tomou conta do autódromo de Paul Ricard.
Tucano largaria na 11ª colocação.
A imprensa francesa considera favoritas as Kawasaki, nº 1 e 2 !

E assim, pontualmente às 15 horas do sábado, 17 de setembro, o momento mais esperado !
As 96 motos, lado a lado ... e os pilotos do outro lado da pista ... recebem a ordem de largada !

Largada !
Jacques Cornu, da Kawasaki nº 1, é o primeiro a largar !
Na primeira passagem, Cornu lidera, com a Elf de Didier De Radigues, em segundo, e a Kawasaki nº 2, pilotada por Jean Lafond em terceiro, todos muito pertos !

De Radigues, andando muito forte no início da prova !
A Honda nº 10, pilotada por Jacques Luc, passa em 7º lugar ... é uma longa prova !!

Pierre Etienne Samin, de Suzuki oficial, disputando uma curva com Frank Gross, com a moto nº 6 da equipe Honda oficial !
Após duas horas de prova, os ponteiros agora são Roche, de Honda, Moineau, de Suzuki e Cornu, de Kawasaki, com Tucano aparecendo em 6º lugar !

Raymond Roche, agora o líder !

Tucano agora já é o 6º !
Logo depois, começam os problemas ... uma Honda oficial, dos pilotos Jaubert-Etienne-Gross, quebra ...muitas quedas e quebras, e a Honda que liderava, também perde muito tempo nos boxes para consertar uma avaria no câmbio !

Uma das concorrentes ... a estranhíssima Curey, com motor Citroën ... chegaria em 31º lugar !
O sol começa a sumir no horizonte, e a classificação já está toda modificada.
A Kawasaki de Lafond-Igoa-Bolle (nº 2), agora é a líder, com a Honda inglêsa, de Ron Haslam em segundo, e a Kawasaki nº1 (Cornu-Espié-Von Muralt) em terceiro ... e a Japauto nº 10, agora em 5º lugar, mantendo um bom ritmo !

A Kawasaki, favorita, aqui nas mãos de Jean Lafond
Agora já é noite profunda ... o público some na escuridão, e o frio castiga os pilotos !
A Kawa de Lafond, continua firme na ponta !  A Honda de Roche-Bertin-Sarron, vem fazendo uma grande recuperação, com a Suzuki de Moineau-Hubin-Oudin, na mesma balada !
Nesta hora é que Tucano mostra seu talento, andando forte e constante !
"Durante a noite toda, andei uma tocada inteira com meu amigo Haslam. Ora ele estava na frente ... no retão a moto dele tinha um pouco mais de final ... ora eu passava, nas freadas, nas curvas. Quando um ficava preso atrás de retardatário, o outro esperava, até que encontrasse de novo, e lá brigávamos de novo. Nessa brincadeira, a gente virava em 2m12, que de noite é um tempo excelente !" - contaria mais tarde Tucano 
Ao nascer o dia (18, domingo), a Kawa ainda vem liderando !
Muitas desistências, quebras e tombos, fazem o número de participantes diminuir sensivelmente !
A vantagem de Lafond para a Honda de Roche, são 5 voltas !  
A Japauto de Tucano agora é a terceira colocada, 8 voltas atrás do líder, com a Suzuki de Mioineau em quarto, com 12 voltas de desvantagem para o líder !

Tucano em 3º !
O sol começa a esquentar ... A Kawasaki,nº 2, que liderava desde a 7ª hora da corrida, quebra ! Pistão furado ! Foram 13 horas na liderança ! (E logo depois, a outra Kawasaki, também favorita, abandonaria pelo mesmo motivo !)
A Honda pilotada agora por Sarron, assume a ponta !

O novo líder ... Christian Sarron !
E a Japauto nº 10, fica em segundo, mas seguida de muito perto pela Suzuki, de Moineau ! Já são 21 horas de prova !!
"Atrás vinha uma Suzuki, da equipe oficial da fábrica da Inglaterra, arriscando tudo, derrapando, na briga pelo 2º lugar ...Villaseca mandou que a gente não forçasse o ritmo, para não quebrar" - contou depois, Tucano.
Com essa recomendação, Tucano deu as voltas finais da prova apenas com a preocupação de não errar ou quebrar a máquina.

Tucano, numa pilotagem limpa, consistente e com muito estilo !
A Suzuki vem se aproximando, e ultrapassa Tucano ...

Hervé Moineau, levando a Suzuki ao 2º lugar !
A última hora da prova não traz nenhuma mudança importante. As posições estão estabelecidas.
A vitória é da Honda, que estreou um novo motor V4, de 930 cc, e com 3 franceses na equipe ! Foram 622 voltas, numa distância percorrida de 3.706 km, com média de 150,693 km/h !

Vitória da Honda, aqui pilotada por Roche !
O segundo lugar ficou para a Suzuki, e um fantástico resultado para a Japauto, que colocou suas duas motos em 3º e 4º lugares !
O público de mais de 80.000 pessoas, como já é tradição, invade completamente a pista para recepcionar os valentes pilotos, que deram mais um show de talento e coragem nesta grande festa que é o Bol D´Or !!

Uma festa enorme !
E para nós, brasileiros, uma imensa satisfação em ver pela primeira vez, e com todo mérito, no pódio nosso grande piloto Walter "Tucano" Barchi !!
"No final da corrida, cheguei na entrada da chicane, antes da reta dos boxes, e de repente vi que o público tinha invadido a pista. Brequei forte. Dois mecânicos da Japauto estavam me esperando para levar a moto até o box. Fui carregado pelos torcedores, e isso me deixou muito emocionado, como brasileiro, ser assim festejado pelos franceses. É uma coisa que nunca vou esquecer !" - contou Tucano.
E a equipe Japauto, com seu chefão Villaseca e seu gerente, Barbier, já garantiram: "Cuida da forma física que em breve entraremos em contato ..."
"Pode crer que eu vou ... e só convidar... " diz Tucano.

Barbier, Villaseca e Tucano

Resultado Final

Sarron, Bertin, e Roche

Tucano, Jacques Luc, e Jean Louis Battistini

Posição
Pilotos
Moto
nº de voltas
R. Roche - G. Bertin- D. Sarron
Honda V4 930
622
H. Moineau - R. Hubin - J. P. Oudin
Suzuki GS 1000
617
J. Luc - J. L. Battistini - W. Barchi
Honda RSC 1000
616
P. Chatelet - P. Robinet - A. De Puniet
Honda RSC 1000
592
H. Less - M. Oxley - V. Kultauti
Honda 900 Bol d´Or
585
D. Morris - S. Baker - Lenmens
Suzuki GS 1000
580
H. Knatz - G. Heil - F. Amend
Suzuki GSX 1000
575
P. Braud - R. Moisset - J. V. Mouniel
Honda 900 Bol d´Or
573
D. Guichard - P. Tocco - A. Gouin
Kawasaki ZX 750
573
10º
P. Anoyel - J. F. Crouzal - P. Guichon
Ducati Pantha 650
571

Fonte: Motoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário