quinta-feira, 3 de março de 2011

Harley-Davidson

"Uma coisa é as pessoas comprarem os nossos produtos. Outra é as pessoas tatuarem o nosso nome no corpo"

1901- Em Milwaukee, William Harley de 21 anos e Arthur Davidson de 20 anos começam a fazer experiências. Queriam diminuir o trabalho de andar de bicicleta, ou seja, o esforço de pedalar. Rapidamente, os irmãos Walter e William Arthur juntaram-se ao duo. Iniciaram a produção de um motor.
1903- Muitas mudanças foram feitas ao design do motor antes dos construtores de darem por satisfeitos. Finalmente começou a produção que, nesse ano, totalizou 3 motociclos.
1906-1907 - A companhia Harley-Davidson construiu a sua sede. Situava-se na atual Avenida Juneau. Em 1907 legalizaram-se, formando uma corporação. A produção em 1907 ascendeu aos 150 motociclos.
1909 - A Harley introduziu no mercado o motor V-Twin de 45º com 7 cv. A produção aumentou para 1149 motos.
1913 - A dimensão das instalações da fábrica da Harley-Davidson aumentaram significativamente, de modo a permitir o aumento da produção. Em 1913 foram 12.904 motos produzidas. A companhia começou a dominar os eventos esportivos.

1916-1918 - Nessa altura já os modelos da Harley-Davidson tinham provado o seu valor militar durante as questões fronteiriças com Pancho Villa. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial não foram só os americanos a serem convocados. As motos Harley-Davidson também não se escaparam. Antes do final da guerra participaram 20.000 motos.
1920 - A companhia tornou-se na maior fabricante de motos do mundo, fazendo-se representar em 67 países. A produção já atingia as 28.189 unidades.
1921 - Pela primeira vez, uma moto Harley-Davidson que atinge os 160 km/h ganhou uma corrida em Fresno, Califórnia. Foi também em 1921 que nasceu o primeiro motor V-Twin de 74 centímetros cúbicos.
1922-1928 - Os anos vinte representaram constantes inovações. Exemplos disso são o tanque em forma de lágrima (1925) e o freio dianteiro (1928).
1929-1933 - Nos Estados Unidos todos sofreram com o crash da Bolsa de Valores em Outubro de 1929. A Harley-Davidson não foi exceção. Em Milwaukee a produção reduziu drasticamente para 3700 motociclos.
1936 - A companhia não perdeu tempo a refletir sobre a recessão. Logo introduziu no mercado a "Knucklehead", um motor com cabeças de válvulas de 61 centímetros cúbicos.
1941-1945 - Imediatamente após o ataque dos japoneses a Pearl-Harbour, toda a produção da Harley-Davidson destinou-se a ser utilizada pelos aliados. No final da Segunda Grande Guerra 90.000 modelos WLA de versão militar tinham sido construídos e embarcados.
1948- No final da Guerra, os motociclistas estavam desejosos de voltar ao esporte. Para alimentar o desejo de mais modelos, a companhia lançou o "Panhead". Era um motor de 74 centímetros cúbicos com válvulas hidráulicas e cabeças de alumínio. Em 1948 a produção já atingiu as 31 163 unidades.
1953 - A Harley-Davidson celebrou o seu 50º Aniversário. A Indian, a concorrência mais direta e mais antiga da companhia, faliu. No universo do motociclismo, antes povoado em demasia, ficou a Harley-Davidson a liderar.
1957-1958 - O modelo Sportster, pai das superbikes, surgiu em 1957 seguida da Duo Glide em 1958. A Duo Glide apresentava um amortecedor hidráulico traseiro. Para acompanhar este sucesso, Carrol Resweber ganhou o primeiro Grande Campeonato Nacional da AMA. Foi a primeira de quatro vitórias consecutivas.
1962- Quando se começou a dislumbrar o sucesso da versatilidade da fibra de vidro na construção de motos, a Harley-Davidson comprou e converteu uma companhia náutica de fibra de vidro em Tomahawk, Wisconsin.
1963 - Willie G. Davidson juntou-se à Harley-Davidson como diretor de Design.
1965-1966- George Roeder lançou um novo record de velocidade, na categoria das 250 cc, a pilotar uma Harley-Davidson Sprint. Atingiu os 285 km/h. Bart Markel a bordo de outro modelo ganhou o segundo de três Grandes Campeonatos Nacionais da AMA. Com a introdução da ignição elétrica, a Duo Glide transformou-se na Electra Glide. O motor Panhead deu lugar ao "Shovelhead". A produção atingiu os 36 310 motociclos.
1969- Depois da primeira privatização em 1965, a companhia deu uma reviravolta em 1969 ao levar a cabo uma fusão com a AMF (American Machine and Foundry Company). O presidente da AMF, Rodney Gott, tornou-sei um fã da Harley-Davidson ainda antes da II Grande Guerra.
1971 - O ano ficou marcado pelo surgimento da Super Glide, considerada a primeira produção standard do fabricante.
1974-1975- Para ir de encontro às exigências de um mercado em visível crescimento, a produção dos chassis e as operações finais foram transferidas para uma fábrica em York. A produção dos motores e das transmissões permaneceram em Milwaukee, assim como a sede da corporação. Em 1975 produziram-se 75 403 motociclos.
1976-1978 - Continua o domínio da Harley-Davidson no esporte. Jay "Springer" Springsteen ganhou o Grande Campeonato Nacional da AMA em 1976, 1977 e 1978.
1980- O modelo FLT Tour Glide, com motor de 80 centímetros cúbicos e isolador de vibração, herdou o título de " Rei da Auto-Estrada". Foi este modelo que abriu caminho aos modelos turísticos da Harley-Davidson.
1981- A 26 de Fevereiro um grupo de 13 executivos da Harley-Davidson, liderados por Vaughn Beals fizeram um abaixo-assinado com a intenção de comprar a companhia da AMF, o que veio a acontecer a 16 de Junho. Para celebrar fizeram uma viagem de moto de York a Milwaukee. Foram produzidos nesse ano 41 586 motociclos.
1983- Para conseguir um maior envolvimento dos proprietários no esporte, formou-se o Grupo de Proprietários Harley. Atualmente a maior fábrica de proprietários patrocinada do mundo.
1984- Depois de sete anos de desenvolvimento, foi lançado o motor V2 Evolution de 1340 cc. Desenhado para o máximo de rentabilidade com o mínimo de manutenção, o motor ganha cada vez mais poder a cada velocidade.
1987- Em Março a companhia fez uma petição para que a Comissão Internacional do Comércio terminasse com os impostos às motos japonesas. A petição foi aprovada em Julho porque a companhia figurava na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
1988- Nasceu a Sporster com 1200 cc de poder. E para marcar o 85ºAniversário organizou-se uma corrida que atravessou o estado em benefício da Associação de Distrofia Muscular.
1990- A Fat Boy pouco sucesso, mal apareceu no mercado.
1991-1992- Scott Parker tornou-se o segundo piloto a ganhar quatro Grandes Campeonatos Nacionais da AMA consecutivos, de 1988 a 1991. No ano seguinte foi destronado por Chris Carr. Mas voltou às vitórias em 1993, 1994 e 1995.
1993 - A 12 de Junho, 10 corridas convergeram em Milwaukee num festival para comemorar o 90º Aniversário da companhia. Mais de 100.000 pessoas e 60.000 motos abrilhantaram o evento.
1994- Depois de um hiato nas competições de Superbike, a Harley-Davidson voltou à pista com a apresentação da fabulosa VR1000. O piloto da época inicial foi Miguel Duhamel.
1995 - A companhia atingiu o recorde de vendas com 105.104 unidades comercializadas.
1996-1997- Depois da introdução da Heritage Springer Softail, a Harley-Davidson entrou no futuro, a reclamar o seu maior bem: o passado.

Fonte:Motoesporte

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